VILA FLORES: TERRA DA FÉ
Nossa cidade é a Terra da Fé, Pão e Vinho, tendo a FÉ como símbolo da cultura, tão presente nos nossos antepassados e contemplando também as festas tradicionais que acontecem na Igreja Matriz e nas Capelas das comunidades do interior.
Na Semana Santa, celebra a Fé em Cristo com dois eventos singulares, que acontecem desde 2006: a Via Sacra Encenada da Comunidade do Campinho e a Procissão dei Ciaretti da Comunidade da Linha Aimoré.
Um povo sempre devoto a seu padroeiro Santo Antônio, desde a chegada dos primeiros imigrantes que trouxeram essa devoção e logo construíram um capitel a ele dedicado; a sua co-padroeira Nossa Senhora da Salete, que teve o início de sua devoção junto a família Fiori que por uma graça alcançada, doou a primeira imagem da Santa a Igreja Matriz; e pelas 12 comunidades do interior, cada qual com seu padroeiro: Comunidade de Santa Bárbara, Comunidade da Linha Aimoré com Nossa Senhora da Saúde, Comunidade de São Caetano, Comunidade do Piquete com Nossa Senhora do Carmo, Comunidade São José, Comunidade São Roque, Comunidade de Barro Preto com São João Batista, Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, Comunidade São Jorge, Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Comunidade São Lourenço e Comunidade do Campinho com Nossa Senhora Aparecida.
A relação de Vila Flores com Nossa Senhora da Salete sempre foi de muita devoção, em razão da sua proteção aos agricultores. De acordo com o Livro Tombo, em 08 de dezembro de 1960 aconteceu a Grandíssima Festa de Nossa Senhora da Salete, recebendo uma numerosa quantidade de pessoas devotas, de toda a região.
O evento teve a seguinte programação: iniciou com a benção e inauguração da Capelinha construída em sua homenagem com as três imagens, em frente à Igreja Matriz; após foi realizada a procissão com a Padroeira dos Agricultores e Pecuaristas por entre as plantações do pré-seminário Santo Antônio, simbolizando a visita de Nossa Senhora a todas as colônias.
Ao chegar na altura da horta, foram abençoadas todas as plantações e hortaliças, mais adiante aos parreirais e, ao final aos animais.
Ao final da missa, mais de 600 chefes de família realizaram publicamente e solenemente uma promessa, junto aos quadros-lembrança de Nossa Senhora da Salete que levaram para casa como uma forma sensível de recordar o compromisso assumido com a Nossa Senhora