Eja mater, fons amoris, me sentire vim doloris, fac ut tecum lugeam.

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos! Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!

LEITURA

Seguia-o uma grande multidão do povo, bem como de mulheres, que batiam no peito e choravam por ele. Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: “Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! (Lc 23,27-28).

MEDITAÇÃO

A dor não nos impede de amar. Um encontro de compaixão das mulheres que choram, e de Jesus perpassado pela dor. Jesus não chama atenção sobre si: “Não choreis por mim!” O que poderia pedir nesta hora? “Convertei-vos!” São incontáveis as tragédias que torturam a vida de multidões. Precisamos aprender a chorar e agir.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, hoje, há uma multidão de mulheres que choram a dor dos filhos com suas vidas ameaçadas. Que vossa compaixão se transforme num clamor de conversão e vida. Repeti para nós também as palavras do Profeta: “Converterei o seu pranto em alegria, vou consolá-los e os tornarei felizes e sem aflições” (Jr 31,13).

CONTEMPLAÇÃO

(Fazer um momento de silêncio contemplando a imagem).

Canto: Contemplando o vosso encontro que revela compaixão, às mulheres que o consolam, Jesus pede conversão