Vidit suum dulcem natum, moriendo desolatum, dum emisit spiritum.

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos! Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!

LEITURA

Todos nós, como ovelhas estávamos desgarrados, cada um se desviando por seu próprio caminho. O Senhor descarregou sobre ele a iniquidade de todos nós. Maltratado, ele se submeteu, e não abriu a boca. Como cordeiro que é levado ao matadouro ou como ovelha, que emudece diante do tosquiador, ele não abriu a boca! (Is 53,6-7). “Quando cair, não ficará prostrado, pois o Senhor sustentará a sua mão” (Sl 37,24).

MEDITAÇÃO

Uma segunda queda era suficiente para desistir. Porém, “Hoje, amanhã e depois de amanhã, devo prosseguir no meu caminho” (Lucas 13,33). Jesus não inventou a cruz. Encontrou-a no caminho. A novidade é que Ele imprimiu nela a força do amor, capaz de levantá-lo e seguir. Então, a cruz tornou-se o caminho da vida para a vida.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, a certeza de que o Pai não vos havia abandonado, vos deu força para levantar e seguir. Vós caístes para nos erguer, e nos ensinais a ter compaixão dos caídos à beira do caminho e fazermos o mesmo que fez o Bom Samaritano: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” Amém!

CONTEMPLAÇÃO

(Fazer um momento de silêncio contemplando a imagem).

Canto: Contemplando outra queda, mais difícil é o caminho.