O projeto inclui o curso on-line “Talian in Fameia”, oferecido pela Universidade de Caxias do Sul
A Secretária de Turismo e Cultura, Fernanda Ana Guadagnin, e a Diretora de Cultura, Andressa Conte, receberam recentemente a visita de Carla Todeschini Sasso, representante do projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um Esforço para Salvar a Língua Talian”. O projeto, aprovado no Edital SEDAC PNAB RS - 31/2024 – Memória e Patrimônio, será desenvolvido em 2025 com o objetivo de preservar e valorizar a língua Talian, parte da herança cultural dos descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
O projeto inclui o curso on-line “Talian in Fameia”, oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com início em 06 de maio e término em 21 de outubro. Um dos diferenciais do projeto é a proposta de aprendizado coletivo: a inscrição pode ser feita por uma pessoa e a família inteira pode acompanhar as aulas, com um valor único de R$ 143,00.
Além do curso "Talian in Fameia", o projeto dos 150 anos da imigração italiana no RS prevê a mobilização dos municípios participantes, incluindo Vila Flores, para montar grupos de trabalho locais para a salvaguarda do Talian. Esses grupos participarão de assembleias regionais em setembro nos campi da UCS de Nova Prata, Guaporé e Bento Gonçalves, onde apresentarão planos de salvaguarda destacando ações já executadas em suas localidades e projeções futuras. Para se preparar, Vila Flores realizará uma reunião local com grupos ligados à cultura taliana para discutir iniciativas e definir o que será apresentado na Assembleia, fortalecendo assim a preservação da língua Talian e a promoção desta cultura na cidade e região.
A participação de Vila Flores no projeto reforça o compromisso com a preservação da cultura e da identidade local. Vale destacar que Vila Flores é um município bilíngue, com a língua Talian como co-oficial, desde julho de 2022. Além disso, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR) e a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), o município oferece um curso gratuito de Língua Talian para estudantes de todos os níveis, visando promover a difusão e preservação da língua, reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN em 2014.
Créditos: SETUR Vila Flores