As lavouras de canola impressionam pela beleza, porém, além das belas áreas floridas a oleaginosa pode resultar em bons resultados ao agricultor principalmente àquele que busca a rotação de culturas. A canola é mais uma diversificação como o
As lavouras de canola impressionam pela beleza, porém, além das belas áreas floridas a oleaginosa pode resultar em bons resultados ao agricultor principalmente àquele que busca a rotação de culturas. A canola é mais uma diversificação como opção para cultivo no inverno. Na propriedade do agricultor Alexandre Rui, localizada na Comunidade de São Lourenço em Vila Flores, já é cultivada desde 2015, principalmente com o objetivo de descompactar o solo e diversificar a produção.
Segundo Alexandre, a canola é uma boa opção pois tem bom preço e a colheita é feita ainda em outubro e em seguida já pode iniciar a nova cultura ou soja ou milho, visto que ele é associado da Cooperativa Copercampos recebendo assistência e entrega para sua produção.
Segundo a engenheira agrônoma Marília Caleffi Paiva da Emater de Vila Flores, a rotação de culturas melhora a estrutura física, química e biológica do solo, auxilia no controle de plantas daninhas e pragas, repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos além de diversificar a renda. Todos esses fatores juntos e repetidos por anos deixam o solo mais fértil e com maior capacidade de responder melhor aos estresses hídricos que ocorrem cada vez com mais frequência.
Fotos: EMATER Vila Flores