Entre os tópicos principais de discussão, estiveram a reflexão sobre o papel do gestor enquanto agente promotor da melhoria na gestão
A Vice-Prefeita e Secretária de Saúde e Assistência Social, Elenice Pertile, participou da Oficina de Acolhimento Institucional do COSEMS RS. O evento busca fomentar as competências essenciais para os gestores do SUS, abordando desde as necessidades técnicas da equipe de trabalho, até a governança regional e interfederativa.
Entre os tópicos principais de discussão, estiveram a reflexão sobre o papel do gestor enquanto agente promotor da melhoria na gestão do sistema e do cuidado à saúde dos cidadãos; aproximação com a prática de gestão da saúde pública municipal a partir dos temas e desafios da área; estímulo à atuação interfederativa, a partir do envolvimento e participação dos gestores nos espaços promovidos pelo COSEMS/RS e de sua rede de apoiadores regionais.
A ação foi da extrema importância para a configuração do SUS nos municípios, regiões e macrorregiões de saúde no Estado do Rio Grande do Sul (RS) contribuindo, assim, para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da saúde pública no RS.