31/07/2023 SETUR - Secretaria de Turismo e Cultura

SAGRA NOSTRA GENTE I NOSTRI VALLORI

Neste sábado, dia 29 de julho, o Poder Público de Vila Flores participou da 14ª edição da Sagra Nostra Gente i Nostri Vallori, na comunidade de Nossa Sra. de Caravággio. O evento foi organizado pelo Coral Tre Campane e pela Comunidade local, tendo como tradição celebrar a história dos imigrantes italianos através do canto coral, reunindo grupos de todo a região para uma linda festa.

Nesta edição, a Sagra reuniu 11 Corais que se apresentaram diante de um grande público. Estiveram presentes o Grupo Vozes do Prado de Antônio Prado; o Coral Guadalupe, de Caxias do Sul; o Coral Alegria Franciscana, de Marau; o Coral Municipal de Vila Flores; o Coral Per Tutte L'Etá e o Coral Armorial, ambos de Nova Prata; o Grupo Vocal Voz e Arte, de Cotiporã; o Coral Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves; o Coral Municipal de David Canabarro; o Coral Municipal Vozes do Araçá, de Nova Araçá; e o Coral Tre Campane, de Vila Flores, sendo também o anfitrião da noite.

Cada Coral apresentou duas músicas: uma típica italiana e uma de livre escolha. Após cada apresentação, as Soberanas da 6ª FestFlor entregaram um mimo para cada coral, sendo símbolo de nossa admiração pela música. Ao findar todas as apresentações, as autoridades públicas também entregaram mimos aos maestros. Como ato final, houve a bênção de Nossa Sra. de Caravággio, com sua consagração sob a luz de velas.

Dentre as autoridades públicas presentes destacam-se o Vice-Prefeito Agenor Galli e a Primeira Dama Isabel Galli; os Vereadores Delmar Luchesi, Edson Dall'Agnol e Bobi Christianetti; os Secretários Municipais Márcio Fiori, Makielen Ceccato, Nico Carnevalli e Rodrigo Pasquali; e as Soberanas da 6ª FestFlor, as Princesas Marieli Ferreira e Angélica Cortellini Rui.

O evento seguiu com janta italiana com um cardápio completo e animação da Banda Bailaço. As Soberanas da 6ª FestFlor aproveitaram a oportunidade para convidar os presentes para prestigiarem a maior festa de Vila Flores, que ocorre de 23 a 26 de novembro de 2023.

O Poder Público de Vila Flores parabeniza o Coral Tre Campane e a Comunidade de Caravággio pela organização e empenho em realizar um evento desta magnitude, demonstrando a união e a força comunitária para celebrar a fé e história de nossos antepassados.
Imagens: Gean Ghellere e Laiana Albuquerque