20/06/2022 Secretaria de Administração e Fazenda

EDUCAÇÃO ALIMENTAR É DESTAQUE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

No mês de junho as nutricionistas da Secretaria da Educação Fernanda Vivan e da Secretaria da Saúde Elisa Pelissaro acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, realizaram a avaliação antropométrica de todos os alunos da rede pública do município de Vila Flores e a aplicação do marcador de consumo alimentar para as crianças do 1º ao 4º ano.  Após classificação nutricional os resultados serão encaminhados para os pais e os alunos que apresentarem sobrepeso, obesidade e baixo peso serão encaminhados para acompanhamento nutricional na UBS. Além desta ação outras atividades relativas a alimentação e nutrição serão programadas no decorrer do ano letivo.

O PSE é uma estratégia de integração da Saúde e Educação para o desenvolvimento de ações nas escolas municipais objetivando a prevenção de doenças. A avaliação do estado nutricional é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE), no programa Crescer Saudável, um projeto, que visa o combate a obesidade infantil garantindo melhor aprendizagem através da boa saúde, assim como no Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. Esta é realizada anualmente, visando o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos alunos e possibilitando a identificação de alunos com baixo peso, excesso de peso e obesidade.