24/10/2024 Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Dia de Campo em Vila Flores reúne produtores interessados na cultura do trigo

Cultivares de trigo, práticas de manejo do solo e tecnologia de aplicação de agrotóxicos foram apresentadas em um Dia de Campo sobre Trigo realizado na tarde de sexta-feira (18/10), na Unidade de Referência Técnica (URT) na propriedade do agricultor Alexandre Rui, na comunidade São Lourenço, em Vila Flores. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre estudantes, agricultores e técnicos. Também estiveram presentes o prefeito, Evandro Brandalise, e o secretário de Agricultura, Marcio Fiori.
Na estação de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Villa, mostrou diferentes tipos de pontas (bicos) de pulverização, a pressão a ser utilizada e o efeito de cada uma na cobertura e penetração das gotas na planta. O objetivo é promover uma pulverização mais assertiva para reduzir derivas e ter um melhor aproveitamento do produto aplicado. Villa destacou ainda o projeto Inspeciona RS, desenvolvido com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no qual a Emater/RS-Ascar capacita produtores que querem fazer o cadastro para aplicação de herbicidas hormonais.
Nas estações da OR Sementes e Biotrigo, conduzidas pelo assistente técnico comercial Anderson Camargo e pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar Edson Bonato, foram apresentados diferentes materiais genéticos cultivados na URT, enfatizando a qualidade industrial, resistência às principais doenças, ciclo e potencial de rendimento, entre outros aspectos.
Já a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marília Caleffi Paiva, e o técnico da Copercampos, Nestor Magoga, abordaram o manejo necessário para melhorar a fertilidade do solo, levando em conta os aspectos químicos físicos e biológicos, e mostraram isso na prática, em uma trincheira aberta no local.
Conforme Marília, um manejo adequado resulta em cultivos mais resilientes, mais sustentáveis e produtivos, com menor uso de insumos químicos e que, pela quantidade e manutenção de matéria orgânica no solo, consegue resgatar uma quantidade bem significativa de carbono, que fica armazenado no solo. "Achei bem interessante, a gente sempre aprende coisas novas, como as variedades pra indústria de biscoitos e o trigo para pastoreio, e conhece pessoas", disse o produtor Elton Benvegnú, de São Valentim do Sul. O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vila Flores e Copercampos.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo