15/02/2022 Secretaria de Administração e Fazenda

ADMINISTRAÇÃO 2021/2024 INAUGURA EMEI QUINTAL DAS CRIANÇAS

No último dia 04, a administração municipal de Vila Flores inaugurou a nova Escola de Ensino Infantil Quintal das Crianças, localizada no bairro Solivo. A obra havia sido iniciada em 2014, e não havia sido concluída até então. A nomenclatu

A nomenclatura surge atrelada a uma concepção de ensino infantil, pensada nos cenários contemporâneos de educação para e com crianças. Dentre as inspirações teóricas pretendidas, destaca-se Loris Malaguzzi, pedagogo e professor italiano, criador da abordagem Reggio Emilia, que reconstruiu uma comunidade devastada pela guerra e que com o apoio das famílias locais, concluiu que “tudo sobre as crianças e para as crianças somente pode ser aprendido com as crianças”. Vem daí a concepção de uma prática baseada na coletividade e na ideia de que os alunos são capazes de conduzir a própria aprendizagem.

A expressão italiana “cortile di Bambini”, ou, Quintal das Crianças, exalta o brincar livre, a escola de chão, a infância de direitos respeitados e de autonomia construída. O trabalho com a arte e com a natureza cada vez mais presente, desde a simplicidade do brinquedo desconstruído, até as expressivas criações que surgem, quando pequenas mãozinhas modelam o barro.

Enfim, intenciona-se uma escola de crianças protagonistas, que diariamente possam experimentar, explorar, criar e construir, no seu próprio quintal, no seu próprio tempo.
A cerimônia de inauguração foi realizada nas dependências da EMEI Quintal das crianças, contando com a presença das autoridades municipais, equipes diretivas das escolas vilaflorenses, bem como professores e colaboradores da nova instituição e servidores públicos. Ao final da solenidade, foi realizado um coquetel, para comemorar o tão esperado momento.

Estiveram presentes o prefeito Evandro Brandalise e a primeira dama Deisi Bristot; o vice-prefeito Agenor Galli e a primeira dama Isabel Galli; os vereadores Luiz Felipe Borsoi, Delmar Luchesi, Valdemir Christianetti, Juliander Morello e Marcelo Bergamin; os secretários municipais Luiz Antonio Carnevalli, Cléia Peruzzo e Márcio Fiori; as diretoras da EMEI Quintal das Crianças, Camila Daros e Kamille Colla Orso; representantes da Secretaria de Educação de Fagundes Varela e Cotiporã; além de outras autoridades civis.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação, Cleia Peruzzo, ressaltou a luta em atingir a meta de inaugurar a instituição em 2022, mesmo com tanto trabalho a se fazer. Ela parabenizou a todos os envolvidos que trabalharam sem descanso para a construção da instituição.

Já o prefeito Evandro Brandalise evocou o princípio da escola, que deve ser uma segunda casa, com uma estrutura física de ponta e ser um ambiente acolhedor. Ele também afirmou que é uma honra poder entregar esta obra tão reivindicada pela população, pronta para seu uso pelos pequenos.

Ao final, o frei Ivo Zoraski deu sua bênção, para prosperidade da escola. A direção da escola junto com o prefeito Evandro e o vice Agenor, realizaram o plantio de uma cerejeira, sendo a árvore símbolo do início de uma nova era.

A EMEI Quintal das Crianças iniciou suas atividades no último dia 07 de fevereiro, atendendo crianças vilaflorenses.